“A Leitura nossa de casa dia” – Indicação Literária: O Diário de Anne Frank

Para quem me conhece, a indicação literária de hoje não chega a ser uma novidade. Não só por amar o livro, mas pela  minha formação também (sou professora de História e Historiadora). Conheci o diário de Anne Frank ainda na adolescência, quando um professor de História - Grande Sebatião, o  responsável pela minha escolha acadêmica - , falou sobre Segunda Guerra Mundial,  e citou Anne Frank. Alguma coisa mudou em mim naquele dia. Como não tínhamos internet, e comprar livros não era algo tão fácil e corriqueiro para mim (com exceção dos livros da Agatha Christie, comprados pelo meu pai), guardei a indicação literária do professor por quase quatro anos.

Fiquei com isso guardo em mim por um bom tempo. Aos 19 anos,  fiz um curso preparatório que ficava ao lado de um Sebo de Livros, e dando aquela passada, dei de cara com ele. Velhinho, com a capa manchada e as folhas bem puídas. Eu sabia que aquele não era o original (óbvio), mas a sensação que tive era que estava com o diário dela nas mãos, que me contaria uma estória triste e magnânima ao mesmo tempo. Triste, porque você começa a ler o diário sabendo com ele termina, e magnânima porque mesmo sem ter o intuito de denunciar o que acontecia ao seu redor, Anne se mostrou uma menina comum, doce e meiga, rancorosa e irritante (quem leu,  sabe como ela se refiria várias vezes a mãe e a irmã). Isso não tira o brilho do livro. Ao contrário. Mostra como pessoas comuns são confrontadas com a realidade, que se apresenta de forma cruel em alguns casos. Ninguém quem entrar para a História do jeito que Anne entrou. Para que nós lessemos esse relato tão rico sobre esse acontecimento histórico, foi preciso que uma menina de treze anos morresse pelas mãos de soldados da SS. 

O  Diário recebeu o apelido de Kitty, dado por Anne assim que ela entrou com sua família no esconderijo.
Queira Deus, que todos aqueles que gostam de uma boa leitura, possam dar uma olhada nesse livro tão marcante. E que jamais na história que ainda virá, outra Anne Frank tenha que morrer, para que conheçamos sua história tão trágica.

P.S: Após uma indicação da Sanzinha do blog Universo Literário (http://www.universo-literario.com/), inclui dois livros na minha lista de desejados. Ambos sobre 2ª Guerra Mundial - Ápatrida (escritora brasileira) e A Guerra de Clara. Li as resenhas e fiquei desesperada para ler. Só pelas resenhas da Sá, deu para sentir que são ótimos.

8 comentários:

  1. Oi, Eli!

    Esse livro é lindo mesmo, né?
    Eu tb tenho e já o li duas vezes, me emocionei muito!
    Há também um livro chamado A Guerra de Clara, vc conhece? Já resenhei no meu blog. É igualmente lindo e também uma história real. E também faz chorar... rs.
    Por último, também tem Apátrida, da autora brasileira Ana Paula Bergamasco. Esse é ficção, mas tb é lindo.

    Sempre gostei de livros sobre a segunda guerra, sei lá pq.... rs.

    Enfim, se já leu os livros, me conta depois.
    Tô te seguindo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    acabei de comprar este livro e espero conseguir lê-lo em breve!

    Sobre os marcadores da Livros & Bichos, vc pode fazer o pedido pelo email: ivrosebichos@gmail.com

    bjos bjos

    ResponderExcluir
  3. O O Diário de Anne Frank é um livro que ainda não li, mas que me instiga e que faz parte de futuras leituras. Belíssima reflexão sobre o livro.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade! Sou louca por história e acho que deve ser um livro fantástico mesmo *-* Espero poder lê-lo logo :DDD

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas só pela história dele fiquei louca para ler. Não sou uma historiadora (ainda. xD), mas acho super legal poder estudar a história através de outras fontes como literatura, música, filmes,...Vou procurar esse livro e tentar lê-lo o mais breve possível. xD

    Bjss*
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se tu quer fazer parceria com meu blog?
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tenho esse livro há treze anos e amo ele de paixão!!!! Inclusive recebi um meme e citei ele!!!!! Choro muito principalmente porque tudo aconteceu de verdade!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Hum tenho vontade de ler, principalmente depois que assisti Escritores da Liberdade.
    Bjs
    Renata
    www.tecergirassois.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords