Acabei de ler neste instante "Um amor para Recordar" de Nichollas Sparks. Pensei em deixar para amanhã, mas como meus sentimentos estão a flor da pele graças ao livro, resolvi me adiantar. Bem, a estória já é conhecida por muitos, já que existe uma versão cinematográfica. Lendo o livro pude entender por que Sparks não curte assistir suas obras adaptadas para o cinema: a mudança é visível. Não que o livro seja longo demais que não possa ser "colocado" nas grandes telas. Longe disso. Na verdade, a obra é enxuta, o que agradeço aos céus, já que fiquei bem desistratada com as 182 páginas que li. Se fossem mais 200 com toda certeza eu estaria no soro agora. A verdade é que hollywood é meio "cruel" com os livros que adapta para o cinema. Eles tem sempre que criar alguns elementos que acreditam ser mais interessantes para o grande público. Rejuvenecem alguém, criam um conflito que não existia, tornam um jovem comum num rebelde sem causa... E é claro, trazem para os dias de hoje *.
O livro é narrado em primeira pessoa por Landon Carter, um jovem de 17 anos, confuso e sem rumo. Vive com mãe em uma bela casa, e recebe as "visitas" de seu pai, um importante político que passa mais tempo em Washington DC do que em casa. Em meio a estudos, passeios noturnos em cemitários e chacotas próprias da idade, Landon se aproxima de Jamie Sullivan, a filha do pastor local. Sem companhia para o baile, Landon pede que Jamie o acompanhe, e a partir daí, se inicia a estória de amor mais bonita que já tive a chance de conhecer.
O livro passa inúmeras mensagens, mas para mim, a principal é que, se você for realmente tocado pela força do amor, ele pode sim, te tornar uma pessoa melhor. Foi assim com Landon.
Jamie era vista como uma menina estranha, já que só pensava "nos planos de Deus" e no que poderia fazer para ajudar ao próximo. Landon se vê como alguém egoísta, que só pensa em si mesmo, e no que os outros vão pensar. Ao construir um laço mais profundo com Jamie, vemos o amadurecimento do personagem, que num curto espaço de tempo, se torna um homem. Não é preciso dizer que gostei. Na verdade, a partir da página 114, eu já não parava de chorar. Tive que parar vários momentos para enxugar as lágrimas. Nas 8 páginas finais decidir agir como homem (apesar de não ser) e terminei de ler (isso foi a alguns minutos atrás). Se vocês pudessem me ver agora, achariam que estou doente: nariz e olhos vermelhos, rosto inxado, ohar caído e triste. Fiquei esgotada. Mas é o tipo de esgotamento que te deixa com uma sensação boa, como se alguém tivesse te ensinado algo precioso, que te deu trabalho, mas que você nunca mais vai esquecer.
Termino esse livro com a sensação de que todos deveriam lê-lo também. Não só pela estória (que é linda), mas pelas lições que o livro te dá. Como é importante estar feliz com as pequenas coisas, como é bom se sentir feliz e fazer alguém feliz. Se eu pudesse fazer com que essa "Wish Box" me realizasse um desejo, seria o de que toda pessoa pudesse ter um amor como o de Jamie e Landon. Um amor que nem em quarenta anos, foi capaz de diminuir de intensidade.
* Para você entender o que estou dizendo, é preciso ver o filme. Sugiro até mesmo o caminho contrário do que fiz: leia o livro e e depois veja o filme. Tudo vai ficar claro para vocês.
Para não acabar o post assim tristinho, aviso a vocês que nós do Alquimia vamos sortear um Kit desse livro. Um presente super fofo da Editora Novo Conceito. Fiquei ligados.
E não é só isso: já temos mais um kit para sorteio (ainda nem sorteamos o primeiro e já temos outro... Amo o sucesso e o glamour... rsrsrs). A Novo Conceito nos enviou "Anna e o Beijo Francês" da escritora Stephanie Perkins. Logo logo tem resenha deste também... Fiquem ligados!
Beijos e até a próxima!
O livro parece ser lindo mesmo. Só não leio pq o final é triste e pq não vou muito com a cara desse filme (sou uma das poucas pessoas, eu sei)
ResponderExcluirteh mais
Ai esse livro é lindo e o filme também! *-*
ResponderExcluirTem uma promoção muito bacana la no blog, você pode ganhar até 4 dvd's do seus livros favoritos! Confere lá! http://migre.me/4Fy4H
Beijão, Kamila!
http://vicio-de-leitura.blogspot.com
Eu quer levar para casa o Kit "Um amor para Recordar que o Alquimia dos Romances está sorteando"
ResponderExcluir