Os livros da Landmark sempre foram muito discutidos em sala de aula quando eu estava na Universidade. Os professores sempre exaltaram a qualidade da tradução, como também o fato da mensagem original permanecer quase que intacta a partir disso. Como assim? Deixa eu explicar, porque na época também fiquei super confusa. Quando um livro é traduzido, várias expressões da língua original acabam se perdendo, visto que é impossível traduzir literalmente alguns jargões próprios do país de origem do livro em questão. A opção aqui caberá ao tradutor e ao revisor, que deverá ter muito "jogo de cintura" para não deixar a idéia do original cair no esquecimento. E nesse ponto que a Landmark sai na frente. Sendo em versão bilíngue, fica mais fácil para o leitor brasileiro averiguar com os próprios olhos o trabalho do tradutor. Transparência aqui é alma do livro.
A narrativa de Conrad ganha ares de "uma história dentro da história", onde se tem uma narrativa simbólica, com a busca incessante por alguém transformado por cruéis acontecimentos que só a História é capaz de produizir.
O lançamento de O CORAÇÃO DAS TREVAS pela EDITORA LANDMARK apresenta pela primeira vez esta magnífica e importante obra de Joseph Conrad em uma inédita edição bilíngue, resgatando toda a magnificência de uma das maiores obras da literatura ocidental.
JOSEPH CONRAD nasceu em 1857 numa família de patriotas empenhados em libertar a Polônia do domínio russo. Acompanhando o exílio de seus pais, teve seu primeiro contato com a língua inglesa enquanto seu pai traduzia autores ingleses. Antes de completar 12 anos, ficou órfão. Adolescente, entediou-se com a escola e escolheu a vida no mar. Aos 17 anos tornou-se marinheiro em Marselha, França. Em 1878, mudou-se para a Inglaterra, onde seguiu carreira na Marinha e ganhou cidadania inglesa com o nome de Joseph Conrad. Publica seu primeiro livro aos 38 anos, quando se aposenta da Marinha. Em 1902, publica a novela O CORAÇÃO DAS TREVAS, em que narra o drama da destruição moral da Europa colonialista. É considerado um dos maiores estilistas da prosa inglesa. Entre seus principais livros estão: LORDE JIM (1900), NOSTROMO (1904), O AGENTE SECRETO (1907) e SOB OS OLHOS OCIDENTAIS (1911). Joseph Conrad morreu em 1924, na Inglaterra.
Em breve teremos mais novidades em relação a Editora Landmark por aqui... É só ficar de olho...
BJS e até a próxima!
Elimar
Taí um livro que eu não leria. Até me arrisco agora. To precisado de melhorar meu ingrês... hehehehe
ResponderExcluir