Desafio Literário de Férias: RESENHA#2 Os Sete Selos, Luiza Salazar

Desafio Literário de Férias: RESENHA#2




Sinopse:


 Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar. Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado.

Comentários: 


O brasileiro sofre de xenofobia literária. Parece mentira, brincadeira até, mas é verdade. Somos massacrados todos os  dias com lançamentos de autores norte-americanos, ingleses, italianos e franceses, mas ainda torcemos o nariz quando a "prata da  casa" lança alguma coisa. É bem verdade que alguns alcançaram um patamar internacional que faz com os  brasileiros comprem seus livros. Em alguns casos (raros, graças aos Deuses da Literatura), o livro nem precisa ser  bom; basta o autor estar na crista da onda, que uma grande parcela de leitores compram sua obra  de gosto discutível. Mas mesmo assim, ainda existem aqueles que acham que os escritores brasileiros não tem a manha que um escritor estrangeiro tem. Aquela característica peculiar ao escrever, que te prende de tal maneira que você não consegue largar o livro. Se esses  mesmos leitores puderem ler o livro de Luiza Salazar, iam achar que ela não é brasileira, tamanha a habilidade que essa menina tem (Como se para ter habilidade ela  precisasse ser estrangeira). Digo menina porque Luiza só tem 24 anos e escreve com a mesma firmeza e domínio de um escritor veterano. O rumo que ela dá a sua narrativa, te fazendo questionar as razões de alguns personagens, duvidando da vilania de alguns, e da boas intenções de outros. Uma protagonista forte e corajosa, que segue rumo a uma jornada que ela não buscou, mas que a leva a verdades  inconfessáveis. Salazar  consegue colocar no chinelo qualquer escritor internacional. A grande sacada da Underworld foi ter investido nela. Aliás, quem aqui conhecia a Underworld? Uma editora pequena, se  comparada a outras que já dominam o  mercado faz tempo, mas que está com uma gana que tem sido mostrada passo-a-passo. Para mim, nada pareceu óbvio na narrativa. Até o clima romântico entre a nossa protagonista e o "mocinho"  vai fazer você pensar se esse clima é real ou é fruto de algo sobrenatural.
O tema usado por Salazar está na moda (sim, existe moda na Literatura atual), mas não acho que ela tenha escrito seu livro pensando em agradar o mercado literário. Não consegui perceber essa "malicia" em sua escrita.  O que vi (e senti) foi talento. Puro e simples. Um talento que vale a pena ser conferido...


Ainda falando dos autores brasucas, temos  algumas novidades: 

Alguém já ouviu falar no livro "O Mendigo"? Pois é... Recebi um recado no meu skoob do autor desse livro e fiquei encantada pela sinopse e pela capa  (dois elementos indispensáveis nos dias atuais). Dêem uma olhada e digam se concordam:



Sinopse:
Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém  a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.



Gosto muito de capas assim, simples, mas com uma mensagem forte e delicada ao mesmo tempo. E a sinopse também não fica atrás.


Do dia 12 desse mês, até 12 de fevereiro, nós do Alquimia estaremos  promovendo o livro Amor no Ninho, da escritora Maribell Azevedo. O livro nos enviado pela  própria autora e já está sendo divulgado pela  blogsfera, mas contamos com vocês, seguidores e parceiros para ajudar nessa empreitada, que é sempre tão dura para os escritores iniciantes.




Estou estreando uma nova 'tag' (por enquanto, é sua uma tag, que pode vir a  virar coluna): "E aí? Compro ou não?". Vou deixar aqui a capa  e a sinopse de um livro que estou em dúvida, se devo comprar ou não. Se os comentários disserem que devo comprar, coloco na minha próxima lista de  compras. Se não, deixo o nome numa caixinha de desistência, para um amigo oculto futuro (2011 mal acabou e já estou pensando em amigo oculto... rsrs). Vamos lá! O livro de hoje é:


A Arte de Perder, de Michael Sledge



  • Em A Arte de Perder, Michael Sledge cria um retrato íntimo e sensível da adorada poeta Elizabeth Bishop - sua vida no Brasil e seu relacionamento com a amante, a urbanista e a paisagista Lota de Macedo Soares. 

    Sledge imagina, através das correspondências de Bishop e de sua biografia, seu intenso mundo particular, revelando o gênio literário que viveu em conflito consigo mesma: como mulher e escritora. 

    E aí? Compro ou não? rsrs


"Os Sete Selos" é o 2° livro que leio para o Desafio Literário de férias da blogueira mais fofa da blogsfera Rapha do Blog Doce Encanto. Quer saber mais sobre esse desafio? Então, clique aqui e descubra. Quer ler a minha primeira resenha desse desafio. Então,  clique aqui (para não perder o costume... rs).


Mais novidades, eu volto e conto para vocês.

BJS!



Elimar

12 comentários:

  1. Oi Elimar. Vi este livro na Bienal e só a capa já me conquistou. É muito linda, como em geral todas as capas da underwolrd, uma editora de quem já sou fã. Realmente os leitores brasileiros tem mania de desfazer dos autores nacionais, mas nos últimos dois anos acho que tivemos um grande avanço em relação aos nossos escritores. Esta nova safra de autores que está aí, é muito talentosa, e veio pra ficar o que é ótimo.
    Parabéns pela resenha, bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Me interessei por este dos sete selos, os outros nem tanto. não vi a sinopse do amor no ninho (não tem?) se tiver posta aí. bjs.eu não tô participando desse desafio, já tinha passado o prazo. bjs

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar de O Mendigo, está na minha lista e espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Como eu to doida pra ler "Os Sete Selos"! E "O Mendigo" também, já vi bastante o autor no skoob. :)

    Então, eu vi seu recadinho lá no meu skoob e resolvi fazer uma visita. :) Já estou seguindo o seu blog!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li de fato nenhum livro da Luiza Salazar, mas o "Bios" que também é dela, me deixando babando desde a primeira vez que li a sinopse, ta sentadinho ali na estante e já o próximo que eu vou ler! Ela realmente parece escrever muito bem, vou tirar a prova e postar la no blog também ^^

    Beijitos
    http://www.bookpetit.com/
    @bookpetit

    ResponderExcluir
  6. Eu acho uma besteira essa coisa que o público tem com os escritores nacionais. Eles precisam entender que o estilo da narrativa varia de acordo com cada cultura, e nós todos precisamos aprender a apreciar as peculiaridades não só dos norte-americanos, mas também as nossas.
    Estou super a fim de ler esse livro! Adoro os lançamentos da Underworld, acho as apostas dessa editora simplesmente incríveis ^^

    Ótima resenha, Eli!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  7. Ih, então vou te apresentar meu livro...
    Não sei se você curte Nora Roberts (claro que eu preciso comer muito feijão para chegar nos pés dela, mas sigo o estilo).
    Segue o link no skoob:

    http://skoob.com.br/livro/125048

    Sobre Sete Selos, eu o comprei, mas ainda não tive oportunidade de ler. Mas estou muito curiosa!

    Bjs
    Bia
    www.amormisterioesangue.com

    ResponderExcluir
  8. Que post lindo!!! Li bem devagar...gostei muito do que vc escreveu!!! Bks

    ResponderExcluir
  9. Oi Eli!
    Ótimo post e ótimo desafio!

    Beijos!
    Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Amei a capa do livro O Mendigo! Entrou com certeza na minha meta pra 2012 e também o livro da Luiza Salazar... você elogiou tanto que acho que vale a pena ler *-* Temos mesmo que dar mais valor pros autores nacionais. Não só pra autores né, o povo Brasileiro sempre prefere coisas de fora. Ok, me declaro culpada também, mas é uma coisa na qual estou trabalhando.
    Parabéns pelo blog!

    Beijinhos, Bia.

    ResponderExcluir
  11. Eliiii, vc e suas resenhas magnificas!!
    Me deixou doida pra ler este livro, parece ser mto bom mesmo, mas dps de tanto elogio à autora, minha vontade de compra-lo foi às alturas.. Pq inventaram o IPVA?! Nda de compra esse mes, mas vou anotar pra ser uma das prox. compras ^^

    Ahhhh.. eu tbm divulguei o mendigo, vc viu? To louca pra ler *-*

    Qnto ao livro que vc nao sabe se compra..eu nao compraria, parece ser chato saushuahsa
    mas é uma questao de gosto :P

    Ahhhhhhhhhh.. obrigada pela "blogueira mais fofa da blogosfera" fiquei me sentindo agora *-* hahahaah

    Beeeijao!

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords