E aí rapá? Quer ser meu parceiro?

Todo início de ano é a mesma coisa:  a maioria dos blogs entram numa corrida desenfreada para conseguir parcerias, ou, se for o caso, assegurar aquelas que já possui.  As editoras começam a seleção e  é aquele  "Deus nos ajude", porque os critérios são sempre diferenciados de uma editora para  outra:  algumas querem saber se o seu perfil se encaixa no catálogo oferecido por elas, ou se se você  tem um número  X de seguidores, como também de comentários. A aparência também conta, visto que um blog "amador" sempre fica para trás daquele que passou pelas mãos de um bom webdesigner, que já pegou a manha, e sabe como criar um ambiente agradável para o leitor e para as editoras também. O blogueiro literário é aquele cara dedicado ao seu web espaço, que tem a preocupação de ler o livro e passar as impressões reais do que achou. Mas é só isso que um blogueiro faz? Se fosse, não teríamos uma blogsfera lotada de blogs, todas tentando a todo custo 'abocanhar' uma parceria. Ninguém quer que o seu blog seja mais um. A gente quer que ele seja "O BLOG". Aquele onde todo mundo dá aquela passada básica todos os dias, lê a  resenha, as indicações literárias, as entrevistas, as novidades... E deixa o seu comentário, que é o ápice do reconhecimento do blogueiro. 

É exigido desse profissional sem remuneração que ele se  mantenha sempre bem atualizado, sabendo identificar o estilo de um determinado escritor, como também as qualidades oriundas de cada obra por ele analisada. Atualmente, não é só uma boa estória que conta, mas a "casca" onde está estória fica protegida: o blogueiro tem que analisar se a capa é bonita (na verdade, se a capa é ESPETACULAR, mas deixemos isso para outra ocasião), se a apresentação nas mídias sociais é atraente o suficiente, se a sinopse corresponde de fato a narrativa... São tantos os pormenores que me pergunto como esse povo não fica doido de pedra. Então, porque mesmo diante de todos esses "abacaxis para descascar", tem tanta gente que ainda se propõe a fazer isso? Por livros gratuitos? Não. Blogueiro que é blogueiro, compra os livros que quer ler, e faz a resenha na raça. A maioria dos blogueiros sustenta o seu "vício do bem", não deixando de comprar as novidades nem por um mês sequer. Não que a galera seja rica (alguém conhece um blogueiro com grana?), mas todos trabalham, pagam suas contas, e ainda arranjam tempo para se dedicar aos amigos, a família e ao blog. Comprar livros entrou no orçamento. E quase uma "cesta básica literária".


A parceria nada mais é do que o reconhecimento da editora perante o bom trabalho que os blogueiros desempenham. Ter o nome de uma determinada editora agregado ao seu blog significa que o que você tem feito faz a diferença, e que a editora reconhece isso. Se a editora envia livros para a  resenha,  mostra  que a opinião daquele blogueiro é importante de fato, o que não significa um ganho só para o blogueiro, que está levando um livro novo para a sua estante, mas para a editora, que sabe que os seguidores desse blogueiro comprarão o livro sem susto.


Não recebo livros de todas as editoras parceiras! Isso porque ainda preciso alcançar um número X de seguidores,  um número Y de comentários, um número W de visitações... Mas estou feliz com o rumo que o blog tem dado. Faço novos amigos,  conheço o trabalho de  muitos autores  brasileiros, faço mudanças, quando acho que elas são necessárias... Não vejo o selo das editoras como uma "propaganda" somente. Acredito que eles viram algum brilho aqui. Pequeno, mas com  chances de crescer. 


Rocco, Intrinseca e Draco são algumas das editoras que estão iniciando a seleção para novos blogs parceiros. Algumas têm exigências que ainda não podemos cumprir, outros talvez possam  ser mais flexíveis. Ainda temos um longo caminho a percorrer. E é durante esse caminho que os parceiros vão chegando:  blogueiros amigos, autores brasileiros, editoras... Não é o número de editoras parceiras que faz o seu blog ser bom. É a verdade explícita nele. Se o seu blog tiver essa característica com alicerce, então, sorte da editora que tem você como parceiro.

Elimar

6 comentários:

  1. Realmente! Parabéns pela escrita, me revelou algumas coisas e tirou algumas dúvidas. Se não se importar estarei colocando ele na minha coluna do Recomendo, se quiser olhar, amanhã postarei no (noselivros.blogspot.com)
    Beijo, beijo.

    ResponderExcluir
  2. Acho que realmente a quantidade de parceiros não faz com que o blog seja bom, até pq as vezes o blogueiro só quer parceiros, e o blog fica parecendo uma vitrine de lançamentos... enfim...
    Gostei do post
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou suspeita para falar que gosto muito do que Elimar escreve, ela tem sutileza nas palavras, mas ao mesmo tempo sabe dar o recado. Além de ter uma boa leitura de se ler. Deveria escrever um livro (mais tudo bem, isso pode ficar para depois risos)Tenho certeza que este ano, o blog crescerá mais ainda. e sempre com críticas construtivas e com opiniões verdadeiras sobre literatura das mais diversas.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, eu não tenho nenhuma parceria com editoras, só com alguns autores nacionais, não fiz parcerias por que não quero ter a obrigação de ler livros que talvez não me chamem a atenção, a ideia de ganhar livros de vez em quando é atrativa, mas não sou nenhuma leitora compulsiva, leio bastante, mais do que a maioria das pessoas, mas menos do que a maioria dos blogueiros, então os livros que eu compro e ganho esporadicamente em sorteios me bastam. O principal motivo de ter um blog no meu caso é que gosto de expressar minhas opiniões sobre os livros que leio, as músicas que ouço e os filmes que assisto e nem sempre posso fazer isso a não ser por meio do blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei, muito bom o texto e também tirou belas dúvidas. Tem muito Blogueiro que gosta de ter bastante parceiros para ganhar livros de graça, isso é facto.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse post. Você me explicou algumas coisas que eu queria saber como: o que precisa ter pra fazer parceria com uma editora. Se você ganha livros e tal. Mas principalmente você abriu meus olhos porque eu não quero ser só mais uma e na verdade eu nem sabia que existiam tantos blogs literários. Beijos

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords