Gravidade - Tess Gerritsen


Voltei gente! Elimar mandou a Irmandade (da Adaga Negra. UI!) atrás de mim e eu me ofereci de livre e espontânea pressão (e umas noites com o Z) pra voltar a resenhar aqui no Alquimia. Mentira! Eu que senti falta de escrever aqui e tomei vergonha na cara e voltei. (Mas as noites com o Z eu to aceitando)

Gravidade - Tess Gerritsen
Editora Record
448 páginas
2009

A pesquisadora Emma Watson está prestes a realizar a missão mais importante de sua vida: estudar o comportamento da vida terrestre no espaço. Escolhida pela Nasa para conduzir uma série de experimentos sobre o comportamento de organismos unicelulares, a Dra. Watson logo descobre a natureza aterrorizante desses organismos e precisa correr contra o tempo para conter uma doença mortal que pode ameaçar a Terra. Tess Gerritsen se aventura no campo do desconhecido, e o resultado é este suspense que mistura, de forma brilhante, ficção científica e medicina.

*Esse livro também foi relançado pela BestBolso naquela série Vira-Vira da Saraiva. Vem junto com O Clube Mefisto que é o 6° livro da série Rizzoli & Isles.

Hoje vou falar de um dos melhores livros que já li. Não, sério. Não sou uma pessoa do tipo exagerada, na verdade sou bem crítica e tento me policiar com isso. Mas estou tirando meu chapeuzinho panamá, minhas pulseiras, meus brincos e até meus anéis pra esse livro.

Já falei aqui da série Rizzoli & Isles dessa autora. Mas na boa, Gravidade é o melhor dela até agora e olha que eu acho os livros dela geniais. Posso soar um pouco tendenciosa, ou talvez esse livro agrade mais aos simpatizantes do assunto. Mas sou uma nerd assumida e falou em NASA, espaço, astronauta e ônibus espacial... eu PIRO! Fazia muito tempo que não lia nada dentro desse tema que chegasse perto do decente e tão bem estudado e misturando bem a realidade com a ficção.

Nos agradecimentos do livro você pode ver que a autora infernizou muita gente pra conseguir criar a obra com tantos detalhes fiéis. E nos presenteou com personagens impecáveis. Ela vai da Fenda de Galápagos a ISS apresentando figuras que vamos adorar ou odiar em poucas linhas. O livro é dividido em partes que são como fases. Começa em O mar e segue com O lançamento, A estação, A Doença... E por aí segue.
Emma sorria assim quando emergiu da escotilha da Atlantis havia mais de dois anos. Com pernas bambas, caminhou sob o sol e olhou para um céu incrivelmente azul. Em um período de oito dias a bordo do veículo orbital, presenciara mais de 130 auroras, vira incêndios florestais no Brasil, o olho de um furacão sobre as ilhas Samoa e admirara uma Terra que parecia tristemente frágil. Ela voltara mudada para sempre.
Além de um thriller de ficção científica, o livro é também um romance. Mas não espere momentos fofinhos, beijos e declarações enternecedoras. É um amor abalado e maduro que entra na história em seus momentos finais e revive em meio aquele caos inacreditável, provando que ainda vale a pena até morrer por ele. E cara, foi lindo.

Os personagens principais, Emma Watson e Jack McCallum são dois médicos cirurgiões especialistas e astronautas. A relação deles é complicada, estão saindo de um casamento de sete anos. Afinal, ela vai pro espaço e ele não, por um motivo que parece tolo e causou uma crise entre eles. Quem curte essas notícias sobre ida ao espaço e tudo mais, vai se divertir reconhecendo os nomes dos locais como o Cabo Canaveral onde são feitos os lançamentos e os três ônibus espaciais: Endeavour, Atlantis e Discovery. Vocês já devem ter lido por aí que o programa de ônibus espaciais da NASA foi encerrado, não é? Mais um motivo para o eterno saudosismo com esse livro. Meus olhinhos encheram de lágrimas ao ver o último pouso da Discovery.

Desde as descrições até os momentos de lançamento, a Tess coloca tudo no papel com tanta realidade que você tem certeza que é um daqueles expectadores que viajam até perto da base só para ver o momento inesquecível dos lançamentos. Na contagem regressiva, eu praticamente visualizava aqueles filmes tipo Apollo 13 e Armageddon. A história é absolutamente repleta de detalhes e tem um glossário de siglas usadas na linguagem da NASA.

Todo o drama começa realmente na Estação Espacial Internacional, apesar de ser conseqüência de muitas coisas e também de algo que acontece na terra envolvendo o Jack. Enfim, Emma precisa ir para a ISS antes do planejado e não demora muito para o negócio ficar feio. Uma bactéria bizarra e mutante no espaço. Já imaginou isso? Uma das características dos livros da Tess que também são thrillers médicos são as descrições de atendimento. Perfeitas! Você se sente lá no meio, praticamente passando o bisturi, com a respiração presa enquanto o cirurgião usa a broca e perfura o crânio de um paciente para liberar a pressão interna. As sequencias de atendimento delas são muito boas. É quase como ver um dos melhores episódios de ER (série de TV). Nesse livro o destaque também vai para esses atendimentos no espaço, com tudo flutuando e um verdadeiro balé.  

A Autora
É um livro rico, nas primeiras páginas a tensão é pulsante e você já vai se pegar torcendo e nervosa, rezando pra não acontecer “algo”. Ela te leva numa trama prazerosa, interessante e curiosa que vai te enganar o tempo todo com momentos de calmaria e esperanças falsas e zoar bonito com seu fôlego. Os momentos mais críticos me causaram revolta ao ponto de fechar o livro e quase gritar um “NÃO!!!” dentro do ônibus.

E há tantos personagens que são fantásticos mesmo em seus poucos momentos e em suas participações que eu não posso escrever mais sobre cada um. Os astronautas são os heróis que gostamos de imaginar, com seus defeitos e problemas, mas pode ter certeza que você vai lutar com eles até o último momento. Gordon Obie, o chefão de todos os astronautas é um personagem sensacional. E uma das coisas que ele teme é o erro. Prestem atenção nele. Ah, e o Jack, é O CARA e a Emma é fantástica!

Mas, os livros dela em geral também não são “bonitos”. Esse não é de nenhum serial killer louco com detalhes macabros, mas é feio. Descreve tudo com detalhes brutais e bastante agonia. Então de uma respirada se o seu estômago for fraco.

Se eu pudesse falava ainda mais desse livro, porque ele merece. O único problema dele foi acabar rápido demais. Eu queria um pouco mais deles. Recomendo. Leiam com atenção e curiosidade.

Até a próxima!

Lucy.

4 comentários:

  1. Tbm adoro os livros da Tess. Esse eu comprei na pré-venda e não sei porque ainda não li.
    Gosto de como vc fala sobre os livros. Bem legal.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Nossa gente vou amanhã mesmo procura-lo pra comprar. Alguma dica? rsrsrs bjols e estrelinhas.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Elas Leram é um novo blog de literatura e cinema. Vem conhecer! Elas leram, elas viram, elas indicam!

    www.elasleram.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Lucy ;D

    Seja bem vinda!! Eu nunca tinha lido uma resenha sua rsrs

    Ainda nao conheço a escrita da Tess, mas pela sua empolgação na resenha o livro deve ser super bem escrito!!
    Fiquei bem curiosa pra ler!!

    Beijos
    Rapha ~|Doce Encanto

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords