[Resenha] A Última Princesa: Fábio Yabu

Sinopse:

Banida de seu lar por um feiticeiro, a Última Princesa de um reino encantado acabou esquecida pelo próprio povo e passa os dias sofrendo com as saudades da terra natal. Mas um novo mundo lhe é apresentado pelo misterioso inventor Alberto, que tem a pretensão de construir uma máquina mágica. Por meio dela a princesa poderá ter a chance de se libertar da maldição, se também for capaz de enfrentar seus medos.

Comentários:

Esse é o livro que assinala a nossa parceria com a Galera Record. Além de ter esse grande valor simbólico para mim, fiquei super feliz por ser tratar de um livro de autor brasileiro.  Quem acompanha o blog sabe do apoio incondicional que dou para a Literatura Nacional. Temos tantos  talentos escondidos no Brasil, e o acesso desses talentos a editoras que se aventuram a publicar seus trabalhos ainda é muito escasso, por isso, sempre que temos uma oportunidade aqui no Alquimia, a  gente divulga a "prata da casa". Outro motivo que me deixou mega feliz, foi o fato do livro ser o primeiro romance de Fabio Yabu, esse  jovem extremamente talentoso e sensível, que é  fã da minha amiga Princesa Isabel. Ela sempre foi minha personalidade histórica brasileira favorita, juntamente com seu avó Dom Pedro I. Claro que por motivos totalmente diferentes, mas sempre gostei dessas duas figuras ilustres da nossa História. 
O livro de Yabu é um conto de fadas, que tenta mostrar as desventuras da chamada "Última Princesa". Foi impossivel para mim não fazer a ligação com Isabel, a Redentora, fato esse que não é negado por Yabu, um admirador de nossa princesa.
Chamo a atenção  para a habilidade desmonstrada por Yabu ao escrever sua narrativa: sua simplicidade ao falar dessa família real, onde ficção e realidade se tocam a todo  momento,  nos  deixa com o coração leve, levando a  querer conhecer um pouco  mais sobre a história do Brasil. À pouco tempo, descobriu-se cartas onde Isabel  manifestava seu desejo por inserir os escravos libertos na sociedade brasileira, lhes dando a liberdade, mas provendo  meios para  que eles pudessem sobreviver com dignidade. Para os conhecedores de nossa história, sabemos que não houve tempo para que a nossa Princesa realizasse tal feito, mas para a Princesa Yabu, ela encontrou um meio de burlar a maldição que lhe foi imposta. Basta vocês se aventurarem e descobrirem como!  Super recomendo...



Para quem não conhece (o que acho um pouco dificil), Fabio Yabu é o criador da série Princesas do Mar, que  é conhecida mundialmente. Nas minhas pesquisas loucas, achei essa entrevista que Fábio deu para o Saraiva Conteúdo, contando um pouco sobre a criação de sua estória,  e da influência que a História do nosso Brasil serviu para a realização da obra.

 Confiram: 


E aí? Gostaram? Demais não é? Vale muito a pena conferir essa estória tão singela e rica em toda  suas simplicidade.  Recomendada para todas as idades; para professores de Língua Portuguesa, Literatura e História. O trabalho interdisciplinar que se pode fazer com esse livro deixaria qualquer professor  suspirando por meses a fio...

Vale a pena o desafio.


Elimar

3 comentários:

  1. achei seu blog um show!! sou uma nova seguidora, se puder retornar o favor:

    notjustnonsense.blogspot.com (em followers). obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela resenha! Nossa "Redentora" deve estar orgulhosa! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Eliii ;D

    Amei a resenha!! Eu nao sabia que o livro falava sobre a princesa isabel (mesmo que indiretamente) eu não sou mto fã dela, na vdd nunca soube mto de história, talvez por isso ela nunca me chamou atenção.. rsrs mas confesso que fiquei bem curiosa pra ler!!

    Mudando de assunto... te indiquei pra um meme: http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/2012/05/meme-top-10-capas-mais-lindas-da-sua.html

    Dps passa lá pra ver ^^

    Beijão!

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords