[Resenha] A Costureira: Kate Alcoott!


Sinopse:

Uma jovem ambiciosa e uma estilista célebre sobrevivem ao maior naufrágio da História, mas são arrastadas pelo turbilhão de escândalos que se segue à tragédia. Tess Collins, uma jovem inglesa que sonha ser mais que uma empregada e ver reconhecido o seu talento para a alta costura, consegue emprego com a famosa estilista lady Duff Gordon a bordo do Titanic, que ruma para os Estados Unidos. Porém, a viagem que se iniciou de forma tão auspiciosa acaba se tornando a maior tragédia marítima de todos os tempos. Tess e lady Duff sobrevivem, a primeira para viver as aflições do amor e as chances de ascensão social, a segunda para se ver envolvida nos escândalos do inquérito sobre o terrível desastre naval. Com um pano de fundo histórico, mas sob um ângulo inédito, este soberbo romance acompanha a trajetória dessas duas mulheres apaixonadas pela linha e agulha, tão parecidas e tão diferentes, deleitando-nos com um retrato emocionante de uma época conturbada e de uma sociedade dividida. Tess simboliza a modernidade livre de preconceitos de classe e rica em oportunidades, enquanto lady Duff representa a decadente Belle Époque, um mundo de glamour e privilégio com os dias contados, assaltado pelas contestações sociais, indústria de massa incipiente e pressões da mídia.

Comentários:

Adoro receber livro de surpresa... E a Geração Editorial só manda livro de surpresa. Sei que não cabe numa resenha (no sentido literal de uma) ficar falando da capa, da diagramação, da qualidade do papel... Mas não posso me segurar em dizer o que acho desses aspectos sobre o mencionado livro lá no título: o meu encantamento com essa capa foi incrível. Fique i literalmente de queixo caído quando vi. Por isso, achei que se trataria de mais um romance "romântico", onde uma protagonista corajosa encontraria em meio a sua luta, um amor verdadeiro. Pode se dizer que ela encontra sim o amor, mas de longe, ela não é a protagonista real dessa trama lindamente construída por Kate Alcoott! O que temos aqui é um desastre histórico, em toda a sua magnitude de destruição, colocar-se como grande ator dessa peça bizarra e catastrófica, que não só matou centenas de pessoas, mas deixou a alma de vários sobreviventes totalmente marcada. Através da personagem Tess Collins, uma mulher com sonhos muito altos para a posição que ocupa (ela é empregada doméstica),  vemos a personagem trilhar um caminho diferente, indo ao encontro do sonho de ser tornar uma estilista famosa. É nesse momento que viramos "videntes", pois sabemos, pelo menos em parte, o que vai acontecer com Tess, já que ela embarca no Titanic, e não têm como não ficar "eufórico", por ter conhecimento de algo que a personagem não sabe: o navio iria naufragar! Em meio a essa eminente tragédia, Tess consegue o emprego que poderá lhe levar cada vez mais perto de seu sonho, mas também um caminho que a fará conhecer o amor e a segurança, e terá que escolher entre um deles. Apesar da trama chamar a atenção para a personagem Tess, ela não é a única mulher a mudar o seu destino nesse livro. Ela também "empresta" grandes momentos a outras personagens femininas, que num período complicado na História do mundo, conseguem fazer a diferença. O romance no livro fica bem em segundo plano, e sinceramente, acho que não era a intenção da autora chamar a atenção para isso. Através da luta pessoa de Tess, descobrimos uma rede de mentiras e enganos cercando a vida de lady Duff Gordon, e será a partir disso que a lealdade de Tess será colocada a prova.. É impossível não encantar por uma personagem tão real e vida como Tess. Só posso esperar que vocês também conheçam e se apaixonem por ela...

Elimar

11 comentários:

  1. Olá!
    Eu estou louca pra ler A Costureira!! Um romance que se passa no Titanic deve ter tudo pra ser incrível :D
    Gostei de sua resenha!
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei muito da ideia do livro, adorei a dica! Acho que vou adorar ler e ver como foi feita essa bordagem, que é no minimo ambiciosa, por abordar um desastre como o naufrágio do Titanic... vou ver se escontro por aqui =) estou adorando as capas atuais, as pessoas tem caprichado tanto visualmente...aiai ♥

    ResponderExcluir
  3. A capa é lindo, gostei bastante.
    Não conheço este livro, mas pelo
    que li de sua resenha, me pareceu um
    livro muito bom
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Elimar

    Acho bacana vc falar da capa na resenha porque afinal é a primeira coisa que nos chama atenção nesse livro que por sinal é muito linda.
    Que história bacana, não conhecia esse livro mas pela sua resenha acho que vou amar, resta saber quanto custa rs

    Beijos
    Raffa Fustagno
    http://www.livrosminhaterapia.com/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro. Amei a capa dele e a história também me deixou super curiosa.
    Boa resenha, beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Eli
    Realmente esse livro é apaixonante ^^
    Amei esse livro..
    beijo mila

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito deste livro. A autora soube conduzir muito bem a história. Como leitora voraz e romântica, confesso que esperava mais romance na trama, mas a história é boa e eu acabei aceitando que o romance era em segundo plano. Ótima resenha amiga.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com este livro, mas como sempre a pilha é grande. já li várias resenhas positivas e a sua não é diferente. Espero que eu gostei da história , tanto quando você.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a sua resenha,a Tess é uma protagonista encantadora e sua força e coragem são tão reais que a gente se envolve imediatamente.Adorei a narrativa,os segredos e mentiras dos personagens e como a autora desenvolveu a personagem principal!!!

    Ótima resenha!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amei sua resenha! eu li esse livro e tbm gostei muito!!
    e a Tess é muito corajosa, adorei ela! e adoro histórias do Titanic.

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nossa, estou louca por esse livro!
    A capa é linda, e a história parece maravilhosa!

    Bjs

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords