[Semana de Resenhas] Senhora, A Bruxa: Angélica Lopes!


Sinopse - Senhora, a Bruxa

Aurélia Camargo é poderosa. Rica, linda e solteira, ela consegue enfeitiçar todos os homens à sua volta. Uma mulher assim tinha que esconder algum segredo. Em 1875, José de Alencar criou Senhora, essa destruidora de corações que comprou o único homem que se atreveu abandoná-la. Nesta nova versão do romance clássico, feita por Angélica Lopes, o folhetim de época vira uma trama sobrenatural, com elementos de magia. A vingança de Aurélia contra o ex-namorado agora é elaborada com a ajuda das misteriosas irmãs Blair – feiticeiras celtas em busca de vida eterna, que há mais trezentos anos semeiam a discórdia entre os pobres casais apaixonados.

Comentários:

Acho que de todos os livros dessa coleção, foi o que li com mais desconfiança. "Senhora" talvez seja a obra clássica que eu mais gostei na adolescência e ler uma adaptação que talvez não fizesse jus ao imenso talento de José de Alencar, me causou um certo temor. Graças aos Deuses da Literatura, temor totalmente infundado. Angélica Lopes, uma escritora desconhecida para mim, mas com um talento perceptível para qualquer leitor fã de fantasia. O que achei extremamente gostoso no livro foi a maneira que a autora justificou o desejo de vingança de Aurélia para com Seixas, o único homem que havia tido a audácia de abandoná-la. As bruxas de Blair (as tais bruxas celtas mencionadas na sinopse) precisam de determinados elementos para continuar vivendo, e o instrumento da vez é Aurélia. 

Nessa adaptação, a vingança de Aurélia é motivada pelas bruxas, e não por ela mesma. Ao ser trocada por Seixas em nome de uma herdeira rica, no clássico de José de Alencar, Aurélia vira o jogo e consegue comprar o noivo de volta, e o faz amargar durante um bom tempo essa "troca". Aqui, as Bruxas se mudam para a casa ao lado da nossa heroína, e aí coisas estranhas começam acontecer. Já se tornou "clássico" gostar das "vilãs" e com as Bruxas de Blair não é diferente. Sabe-se que torcer para elas é de certa forma torcer contra a Aurélia, e ela é a heroína dessa estória, então... Não vai rolar né? rsrsrsrs

Apesar dos elementos fantásticos, o romantismo está presente de maneira contundente na obra. A leitura flui de maneira que não percebemos, e quando nos damos conta, o livro já está no fim. Se você ainda não se aventurou ao livro que deu origem a "Senhora, a Bruxa", pode começar se aventurando nesse aqui. Tenho certeza que você não irá se arrepender...


Essa resenha faz parte do projeto "Semana de Resenhas" da Editora Leya, e conta com a participação do blog amigo Tribo do Livro. Clique aqui e veja o que a Verônica tem aprontando essa semana.

Beijos!

Elimar

8 comentários:

  1. Eli, estou adora suas resenhas desta semana, dicas inusitadas. Eu tinha ouvido falar desta série, porém ainda não comprei. Caso na Bienal esteja com um preço bom vou adquiri-los. Eu gostei muito desse romance que li na época do Ensino Médio, imagina com essa reconstrução. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei A Senhora. Talvez seja por isso, tal como você, que eu tenha um pé atrás com esse livro.
    É legal "bagunçar" os clássicos, mas com um certo limite, né?
    Mas que bom que você curtiu!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou achando muito bom as dicas de leitura desta semana de resenhas. Vários livros que ainda não li e que fiquei com muita vontade de conferir...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei..
    Quando vi José de Alencar lá em cima eu já torci o nariz, mais ler sua resenha mudou tudo, adoro tema bruxas e sua resenha me ganhou..
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Não tive a oportunidade de ler livros
    do Alencar, mas gostei muito do que li em
    sua resenha.
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Elimar
    Que legal saber que essa adaptação ficou boa e que não estragou a história. Ficou ótima a sua resenha :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Esse eu li ambos no original e esse. e gostei dos dois.
    José de Alencar é um dos autores da literatura brasileira que eu gosto.
    adorei sua resenha!

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords