[Semana de Resenhas] Dom Casmurro e os Discos Voadores: Lucio Manfredi!


Sinopse - Dom Casmurro e os Discos Voadores

A famosa personagem clássica Capitu, de Machado de Assis, tinha como principal característica os dissimulados olhos de ressaca. Nesta versão de Dom Casmurro escrita por Lúcio Manfredi, o mistério por trás dos olhos de Capitu vai além, está diretamente ligado ao mar. A trama romântica agora sofre a interferência de seres alienígenas e androides, disfarçados sob os personagens originais de Machado. Cabe ao leitor, identificar quem é quem. Bentinho não está apenas envolvido no triângulo amoroso, mas numa disputa de forças intergalácticas. Um combate entre as evoluídas civilizações reptiliana e aquática, que habitam o planeta Terra há milhões de anos.

Comentários:

A pergunta que não quer calar: Capitu traiu Bentinho? Para quem leu o Clássico de Machado de Assim, essa talvez seja a grande dúvida que nunca conseguiremos elucidar. Nessa obra recontada por Lucio Manfredi, a adaptação foi muito bem construída, e os extraterrestres são acrescentados na trama para nos dar algumas explicações que não são dadas na obra clássica. Esse livro é para ser lido numa tacada só, ou seja, não procure lições filosóficas ou grandes lições para as nossas vidas. O grande mistério do clássico é desvendando aqui, o que deixará muitos leitores de boca aberta. O autor soube "brincar" com os personagens, mas sem fazê-los perder a essência que os havia tornado o grande sucesso que foram no clássico de Machado de Assis.

Devo dizer que a escolha dos autores para essa série em especial foi primorosa. A maioria brasileiros, e com um talento desconcertante, e com a habilidade de nos manter presos a narrativa, tornand0-a muito divertida. Mas atenção: se você não leu a obra original, esse texto pode ser um pouco confuso, e te deixar meio desnorteado. Porque? Você precisa conhecer Bentinho, Capitu e Escobar antes, para entender a grande jogada de Lucio Manfredi. A mulher de "olhos de ressaca" ganhará outra interpretação, que para mim, foi uma grande brincadeira, que ajudará muitos jovens a conhecer  o clássico, formando uma nova geração que tentará a todo custo responder a questão que inicia essa resenha. Altamente recomendável...



Essa resenha faz parte do projeto "Semana de Resenhas", que tem a participação do blog amigo Tribo do Livro!


Elimar

2 comentários:

  1. Nossa! Adorei esse livro! Muito legal essa incorporação de alienígenas e androides ao clássico, e eu amo ficção científica! Infelizmente ainda não li Dom Casmurro :/ Uma vez eu comecei mas logo abandonei.

    http://livroscontosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse no original na época do colégio, e lembro de não ter gostado, são poucos os livros nacionais que eu curto.

    http://www.lostgirlygirl.com


    bjos

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords