[Editora Valentina] Série Protetorado da Sombrinha: Vão deixar de publicar????


Faz bem pouco tempo que passei a ver o mercado editorial brasileiro com outros olhos. Sempre o vi como leitora voraz e exigente, que tinha meus momentos de revolta, por determinada série de livros não ser publicada em território nacional, ou me questionando porque uma editora começa a publicar uma série de onze livros pelo sexto. Meu primeiro impulso (e acredito que seja também o da maioria) é de dizer que "a editora não respeita os fãs brasileiros". Ou ainda "será que eu vou ter trabalhar aí para ensinar vocês a fazer um trabalho melhor" (essa é forte). Ou para jogar a pá de cal de vez "Vou boicotar" (e não boicoto coisa nenhuma). A verdade é que a Editora tem uma máxima que muitos de nós esquecemos: ELA PRECISA VENDER. Não adianta esbravejar, fazer beicinho e fazer birra. Se uma série não alcançou os números esperados, é óbvio que a editora vai abandonar. Ela não pode levar um tremendo prejuízo só para satisfazer alguns leitores. Como blogueira e fã de várias séries e autoras, eu assumo muitas vezes um pouco da responsabilidade de fazer um livro acontecer. Acredito fielmente que os blogs literários desempenham um papel de destaque nas vendagens positivas e negativas de determinado livro, sendo responsável pelo sucesso e fracasso de vários livros em que editoras apostaram (e muito) que iam dar certo. Foi com esse espírito que resolvi "aceitar" a fofoca que se espalhou ontem entre algumas amigas, de que a Editora Valentina não mais iria publicar os livros da série "O Protetorado da Sombrinha", da escritora Gail Carriger. Eu li o primeiro emprestado da amiga e também blogueira Vânia Nunes, do blog A Borboleta que Lê (clique aqui e leia a resenha da Vânia). Para mim o livro foi simplesmente apaixonante(clique aqui para ler a minha humilde resenha sobre ele). A trama é excelente, os personagens são vivídos, a protagonista um encanto, o "Lobo" uma delícia de proporções épicas. Para mim a série seria um sucesso. É quase impossível encontrar uma pessoa que não tenha gostado desse livro. Mas como sou teimosa, corri para ler algumas resenhas, para saber se essa não foi uma impressão minha e da Vânia somente. Eis aqui algumas citações que tirei de blogs que visitei (devidamente creditadas, por favor):

"Essa é sem dúvida a melhor leitura do ano!"

Aline Leal - Blog Alpha Girl

(...) " Quando o bate boca entre ela e o lobisomão começou, e você nota que começa a rolar um clima, ahahahahah, não tive como largar mesmo!"

Vânia Nunes - Blog A Borboleta que lê

 
(...) "resolvi finalmente dar uma chance ao livro dessa tal de Gail Carriger. E não é que eu não consegui largar o danado? Dizer que eu adorei a Alexia é pouco. Amei essa personagem LINDA" (...)



Elimar Souza - Blog Alquimia dos Romances

"Eu não esperava que o livro fosse tão bom! Sou obrigada a admitir que esse livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva graças aos personagens principais".

Carol Durães - Blog Mix Literário
 
"Com uma história divertida e misteriosa, Gail Carriger consegue nos prender da primeira à última página com facilidade. Mais do que uma narrativa agradável, os personagens são cativantes e empáticos".


Juh Olivetto - Blog Livros e Bolinhos

"Esta foi uma grande surpresa! Eu já estava bastante ansiosa para a leitura e também já havia lido diversos elogios. Confesso, estava morrendo de medo de me decepcionar por causa das minhas expectativas. Que engano! O livro é um máximo!"

Pam - Blog Garota It

"Carriger consegue aqui criar um universo muito peculiar, por todos os seus elementos: a narrativa chega a ser irônica (sendo em terceira pessoa, mas acompanhando a protagonista), e trata o leitor de forma a adentrar essa sociedade vitoriana mesmo, com o estilo rebuscado da época".

Lygia - Blog Brincando com Livros

"É uma história muito empolgante, muito boa de ler. A principal característica é ser engraçada, mas muito engraçada mesmo. Não leia esse livro em lugares públicos, você corre o sério risco de passar vergonha, como eu, dando gargalhadas bem altas e todo mundo olhando para sua cara!"

Luiza - Blog Every Little Book

"O livro é uma delícia. Uma leitura gostosa, fácil e que li em apenas algumas horas. Eu me senti parte da história e por muitas vezes cheguei a desejar que um lugar assim existisse... Eu amo histórias com sobrenatural e a mistura disto com romance histórico e humor ficou simplesmente maravilhoso!"

Lia Christo - Blog Doces Letras

"Fiquei – no mínimo - apaixonada pelo livro logo em suas primeiras páginas. Como amante de romances históricos me diverti ao extremo com as frases irônicas da Alexia, com suas conversas inteligentes e ao mesmo tempo femininas com uma melhor amiga confiável e prestativa, e os com seus passeios inesperados e aterrorizantes (...) Como vocês podem ver, são tantos aspectos positivos que acabei encantada com a história, acredito que no momento nada é capaz de contradizer a magnitude que nutri pelo livro".

Pah Aleksandra - Blog Livros & Fuxicos

"O livro é contado em terceira pessoa, e sua escrita é leve e divertidíssima, porém um pouco complexa, já que a história se passa na era Vitoriana – item fundamental num steampunk – e as falas são um pouco carregadas, mas absolutamente nada que prejudique a leitura de alguma forma. É possível saber tudo o que Alexia pensa e vive de maneira envolvente, mesmo com o livro sendo contado em terceira pessoa. Ou seja, nada deixou a desejar neste livro esplêndido".

Laisy - Blog Perdidas na Biblioteca


Você caro leitor, pode achar que, para conseguir uma possível parceiras, as blogueiras supracitadas tenham jogado confete no livro, e talvez (só talvez) ele não seja tão bom. Bem, pelo que pude perceber, das blogueiras aqui citadas, poucas são parceiras da editora. Na bem verdade, acho que nenhuma de nós tem parceria com a Valentina, que é uma editora pequena mais muito promissora, que está buscando bravamente um lugar ao sol no Brasil. Para não deixar dúvidas, a gordinha aqui correu para verificar as resenhas do Skoob, porque afinal de contas, nem todos são blogueiros por ali. Encontrei 23 resenhas sobre o livro, em uma cotação onde cinco estrelas é a pontuação máxima, só duas deram três estrelas para "Alma", enquanto as restantes deram cinco ou quatro estrelas. O livro aparece na estante de 1478 pessoas, e 274 leram o livro. Números baixos? Para o mercado editorial brasileiro sim, mas eu não acredito que esses números reflitam o alcance de "Alma?" e agora "Metamorfoses?" aqui. Mas se assim foi, acho que podemos fazer algo com relação a isso. Toda vez que pergunto a alguém que está envolvido nesse meio literário virtual (ou não) se já leu Alma? e a pessoa diz "NÃO", eu já entro em desespero. Pergunto "como assim meu filho? Você ainda não comprou?". E a resposta vem doída: "Eu não conheço esse livro". Como é que é? Impossível... TODO MUNDO CONHECE ESSE LIVRO! Na verdade não. Acho que o marketing ao redor desse livro e da série em si foi muito fraco. Esse livro era pra ter sido um dos mais discutidos e comentados desse ano, porque INCRÍVEL ele é, com toda a certeza. E porque não rolou? Confesso que não sei. Talvez a pouca visibilidade dada a ele. Pela pouca divulgação da editora junto aos leitores e blogs. Parcerias eficazes com blogs bem visitados e com um público eclético, que iria gostar de conhecer o trabalho de Gail Carringer... Citações e posts na página da editora, com um marketing diário, em parceria com os blogs e leitores, para que outras pessoas possam conhecer e querer ler também... Sei lá. São ideias de uma pobre leiga apaixonada pela trabalho de Gail Carriger, e que está morrendo de medo de não tê-los mais publicados nessa editora super competente. O post é uma forma de dizer que, se a editora precisa de divulgação, marketing do bem e apoio dos blogs e dos grupos literários do facebook, acredito que esse item da lista pode ser riscado. Acredito de verdade que juntos podemos fazer essa série se tornar O MAIOR ACERTO DA EDITORA VALENTINA. Vocês não podem desistir dela sem brigar. Acho que podemos brigar juntos. É só dar o sinal...

Elimar Souza

19 comentários:

  1. Não vou ficar chateada...Vou ficar POSSESSA!!!
    Como ficarei sem o Conde "Lobisomem" Maccon? Como vou saber como a história deles acaba? Assim não dá, Produção!! Mais uma vez ficaremos orfãos de uma série??? Já não basta as editoras lançarem livros fora de ordem, qdo uma começa uma série na ordem certa, com um tema e gênero diferentes, vamos ficar sem????

    #MuitoTriste

    ResponderExcluir
  2. é ruim quando uma editora começa a lançar algo e depois para u-u
    eu nao li, sou curiosa apesar de achar as capas péssimas xp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. concordo com vc! eu li Alma? para um clube do livro que participo, e todos que leram, sem exceção adoraram. O livro conseguiu conquistar até mesmo um garoto que não é chegado neste tipo de romance. Torço para que esta notícia seja só boato, porque realmente O protetorado da Sombrinha é um dos melhores lançamentos da editora

    ResponderExcluir
  4. Oi Elimar!
    Eu ainda não "Alma?", mas estou louca por ele. Já li tantos elogios que ele será o próximo da minha lista.
    É uma pena que a Editora Valentina esteja pensando em deixar de publicar a série, mas como você mesma disse, não podemos desistir dela sem lutar. Por isso, nós deveríamos começar um grande campanha de divulgação - por nossa conta, independente de parceria com a editora. Eu adoraria participar!
    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  5. Comecei a leitura de Alma? esses dias, e apesar de ainda estar no começo do livro, estou achando a leitura estimulante! O livro tem tudo para ser um sucesso, mas precisa sim de divulgação. Pelo que vi, vai até sair o mangá do livro, ou seja, a série é um sucesso, mas pelo visto lá fora né? Mas por que aqui, não pode ser? Uma divulgação e grandes eventos iriam fazer a série ir para as alturas!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa serie, mas agora fiquei triste porque mal conheci e ja vai ser cancelada?? Como assim??

    Editora Valentina não desista!! o/

    =*

    ResponderExcluir
  7. É muito boa mesmo, o estilo leve da escrita, o humor, o romance, as cenas hilárias que vemos entre eles é fora de série, ainda não tenho o segundo, mas já vou comprar.
    Eu já sei o que acontece até no 6 livro e ainda FICA MELHOR A CADA LIVRO kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, espero sinceramente que a editora respeite os leitores e publiquem LOGO todos os livros.

    Faby - Blog Adoro Romances de Aracaju

    ResponderExcluir
  8. Como assim Eli?! Fiquei passada, porque foi o livreto dele que vc levou para o nosso encontro da AR que eu fiquei doida pra ler, e esta nas minhas compras de natal! Espero que eles divulguem junto aos blogs e persistam no livro, pq parece muito bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá a todos, tudo bem? Sou o Marcelo da Editora Valentina. Fiquei super feliz de ver o quanto a Alexia tem impactado nossos leitores. Eu também virei um fã dela e da Gail Carriger, e vim aqui pra falar pra vocês que estamos muito dedicados a publicar a série toda aqui no Brasil. Foi muito legal perceber o reconhecimento de vocês em relação ao nosso trabalho, e os blogs literários são, sim, nossos principais parceiros na divulgação dos nossos livros. Em relação a Alma? posso dizer que foram mais de 100 Blogs Amigos que receberam um exemplar de cortesia para leitura e resenha, além de termos distribuído mais outros tantos para promoções e sorteios feitos pelos blogs parceiros da Valentina e também em sorteios de cortesia do Skoob. Sem contar os 10.000 primeiros capítulos que imprimimos para divulgar o livro (junto com outro título nosso que merece muito o carinho de vocês: Garota Tempestade, da Nicole Peeler). Também fizemos um booktrailer bem bacana (confiram aqui: http://youtu.be/gso5cL-DL9E) e ganhamos até video-resenhas muito legais como a da Pam do blog Garota It (veja aqui: http://youtu.be/__vVUakf49k). Apostamos bastante nele, imprimimos uma quantidade bem grande de exemplares, e pra que a gente lance os demais títulos da série (são cinco no total!) contamos com todos vocês, leitores e blogueiros. Façam como a Elimar e ajudem o Protetorado da Sombrinha a ganhar o lugar que merece nas prateleiras das lojas e nas estantes de cada um de vocês (e não se esqueçam de dar a mesma chance para a Jane True! Conheçam essa outra figura incrível clicando aqui: http://www.youtube.com/watch?v=aN6uGHjMu2U).
    Um abraço a todos, boas leituras e fiquem à vontade pra conversarem conosco no twitter (@EdValentina), em nossa fanpage no Facebook (http://www.fb.com/EditoraValentina) ou mandem email para contato@editoravalentina.com.br

    Marcelo Fraga
    Editora Valentina

    ResponderExcluir
  10. Marceloooooooo, te amoooooooo. Lorde Maccon garantido, mulherada!!!!! Pode contar comigo na divulgação.

    ResponderExcluir
  11. Amei, amei e amei, e vou surtar se não houver continuação...
    Como assim eu vou ficar sem o 3o livro? serei obrigada a entrar em contato com a escritora?Conte comigo para agitar.

    ResponderExcluir
  12. Que isso gente? Nem posso cogitar em ficar sem meu lobo delícia Maccon e sua esperta e muito faceira Alexia... Fico triste em saber que o livro não fez todo o sucesso que merecia, E claro que podem contar comigo nesta campanha. Eu não sou parceira da editora, mas gostei tanto do livro e do estilo da autora, que até fiz um post sobre os livros dela na coluna #Ficaadica no Doces Letras... Bora lutar juntos leitores!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Eu não posso formular muito a minha opinião, pois ainda não li o primeiro livro. Mas ele está nos meus desejados para 2014. Haha
    Mas tenho visto resenhas positivas sobre ele. Mas confesso que é horrível quando a editora decide interromper a produção do livro. É um desrespeito com o leitor.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu conheço o livro e a autora, e apesar de não ler tido a oportunidade de ler ou comprar ele, pretendo fazer isso logo no inicio do próximo ano! Nunca li uma resenha dele que não fosse super elogiando, e isso so aumenta a expectativa na hora de ler né?! haha
    Acho muito bacana toda essa divulgação que vocês estão fazendo, e torço para que eles continue a publicar a serie por aqui =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem? Vim conhecer o seu blog e adorei!!

    Seguindo!! :)))

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Como assim? Não pode ser isso, simplesmente não dá para ficar sem Lorde Maccon e Alexia, ainda mais com o final de Metamorfose? (sim eu já li) para mim foi o livro do ano. Editora Valentina nem pense em fazer isso

    ResponderExcluir
  17. Oi Elimar!!

    Sou sim, uma dessas poucas que não leu Alma?, mas dou total apoio a vocês, acho que os livros devem ser mesmo incríveis! Que capa linda!!
    Que a editora se pronuncie logo quanto a isso, vou compartilhar o post no Facebook para ele ganhar mais força. E que isso não seja verdade né... que seja só mais um boato ou mal entendido.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  18. Oi, Elimar.

    Confesso que sou uma dessas pessoas que não conhecem a série, na verdade nunca havia ouvido falar até você me adicionar ao grupo no face. Agora estou super curiosa e querendo ler o livro o mais rápido possível, tenho certeza que com muita divulgação tudo vai dar certo e todos eles serão lançados.

    Vamo que vamo nessa luta!!!!

    Beijoooo!
    Mariane

    ResponderExcluir
  19. Um dos problemas desse livro é que ficou sendo vendido como livro de "mulherzinha". A mitologia dele é muito interessante, eu gostei muito, mas demorei bastante a comprar, porque pela resenha deu a entender que era algo próximo aos chamados 'romances de banca'. Só comprei depois que me indicaram e me explicaram que as coisas não eram bem assim.

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords