[Resenha] O Último Passageiro: Manel Loureiro

 

Sinopse:

Agosto de 1939. Um enorme transatlântico chamado Valkirie aparece vazio e à deriva no Oceano Atlântico. Um velho navio cargueiro o encontra e decide rebocá-lo até o porto, mas não sem antes descobrir que nele há um bebê de poucos meses... e algo mais que ninguém é capaz de identificar. Por volta de setenta anos depois, um estranho homem de negócios decide restaurar o misterioso transatlântico e repetir, passo a passo, a última viagem do Valkirie. A bordo, presa em uma realidade angustiante, a jornalista Kate Kilroy busca uma boa história para contar. Mas acabará descobrindo que somente sua inteligência e sua capacidade de amar podem evitar que o transatlântico pague novamente um preço sinistro durante o percurso. Inquietante. Enigmático. Viciante. Bem-vindo ao Valkirie. Você não poderá desembarcar…mesmo se quiser.

Comentários:

Ler para mim é como respirar: não existe a possibilidade de viver sem essa necessidade básica. Algumas leituras são amenas, feitas para relaxar. Outras para te trazer conhecimento e são responsáveis diretas pelo nosso sucesso profissional (ou não... rs). Há ainda aquelas que tem fazer chorar e ficar com o coração na mão, com vontade de abraçar o mundo... Eu poderia passar horas escrevendo o tipo de livro que já me deparei e os sentimentos que eles me despertam, mas esse post é para falar de "O Último passageiro"...  E agora eu travei! Não faço a menor ideia do que dizer para convencer vocês a lerem esse livro. Ele vai aumentando a sua ansiedade a cada capítulo lido, te obrigando a ler mais um capítulo, mais um, mais um, mais um... Estou aqui me degladiando para encontrar as palavras certas, sem soltar nenhum spoiler. Manel Loureiro não é um escritor. O cara é um feiticeiro das palavras. Cada personagem, cada parágrafo, cada momento do livro... Tudo tem um porquê e uma explicação. Não é uma narrativa cansativa ou explicativa, no sentido de monótona ou arrastada. Tudo vai se descortinando ao longo das páginas, onde a trama vai ficando cada vez mais atraente, deixando a gente em um clima de tensão e suspense impossível de se abandonar. Até o título tem um porque diferente do que pensei a princípio. A sinopse só dá uma pálida ideia do que a gente vai encontrar lendo esse livro. Tá sentindo a minha dificuldade? Pois é...
Kate, a jornalista citada no título, tem um papel muito importante em toda a trama, mesmo "entrando da gaiata no navio" (o trocadilho e ruim, mas cabe aqui, juro... rs). A princípio tive muita dificuldade em descobrir o que tinha acontecido no Valkirie. Na verdade, eu tive que terminar o livro para descobrir. Mesmo com as "dicas" ao longo da trama, é impossível saber para onde Loureiro está nos levando. As vezes ele deixa você pensar uma coisa e quando você olha de novo, aquilo não te ajuda em nada a entender o que os passageiros estão passando. O fato do transatlântico ser alemão e nazista me fez pensar em algumas teorias (todas furadas), mas a explicação de Loureiro não é só melhor como também surpreendente. A origem do "mal" criada por ele é surreal, mas ao mesmo tempo crível para a narrativa, como também nos deixa perceber que o maligno pode vir de onde menos se espera. Para quem gosta de um amor além da vida, cenas sensuais, personagens bem construídos e enigmáticos, encontrou o livro certo... Leia na calada da noite! Os sentimentos e a sensação de suspense é bem maior... E melhor também! É ler para crer!

Elimar Souza

Clique aqui e adicione o livro a sua estante do Skoob!

Um comentário:

  1. Tenho uma amiga que está ficando louca pra comprar esse livro.
    Ela fala dele o tempo inteiro rs. Acabei esquecendo do título quando ela falou sobre a história.
    Mas sua resenha me fez ficar bem alerta, pq estou querendo ler agora também rs.
    Essa capa me lembrou um filme, que todos morreram, menos uma menininha. Que ficou vagando pelo navio até morrer. Não lembro o nome agora, mas me deixou arrepiada.
    Seguindo o blog flor. :)
    Nova Parceria #03 - Angeline Sophie.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords