[Resenha] O Começo de Tudo: Robin Schneider, Por Hellen Dominique



Sinopse:

O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.
Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.
Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?
O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.

Comentários:

Ezra Faulkner é um menino solitário, estilo nerd que se esconde atrás de atitudes de atleta de tênis, que anda sempre com o bonde, até que sofre um acidente de carro, quebra a perna e não pode mais jogar. Ele não lembrava mais o que era andar com seu melhor amigo, Toby; o que era jogar seus antigos jogos e até quais eram seus brinquedos de infância. Quando ele percebe que seus amiguinhos atletas não se preocupam com ele, apenas com o status que ele tinha no colégio, se afasta e, com isso, acaba conhecendo Cassidy Thorpe, a garota pela qual ele se apaixona. A narrativa é leve, envolvente e muito agradável. O tipo de romance que se lê num fim de semana tranquilo. Ezra é um menino como muitos que vemos hoje, é indeciso mas prefere mostrar outra imagem por medo de ser zoado (novamente) ou não ser aceito. Por isso, se esconde em um mundo que não lhe pertence. Cassidy, por sua vez, é uma menina estranha, que usa roupas de menino, vez ou outra, é misteriosa, tem muitos segredos e, incrivelmente, desistiu da sua carreira no grupo de debates, caso que só é explicado no último capítulo. O livro foi bem escrito e planejado, já que a autora nos faz criar perguntas e mais perguntas que só serão respondidas no fim, de forma que o leitor passa a admirar não só a escrita da Schneider, como também a forma como ela repassa seus pensamentos. O Começo de Tudo é mais interessante pela sua simplicidade do que muitos livros complexos que vemos por aí.

Helen Dominique  tem 14 anos, é estudante do 9º ano e tem verdadeira paixão pelos livros. Estudante aplicada, gosta de ler assim como gosta de respirar. Atualmente é administradora do blog Pequenina Biblioteca e divide seu tempo entre a escola, a família e os amigos. Frequentadora do Clube do Livro de Campo Grande e adora compartilhar com as pessoas seu amor pela Literatura. Visite seu cantinho e prestigie o blog seguindo-o, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords