[Resenha] Reconstruindo Amelia: Kimberly McCreight

 

Sinopse - Reconstruindo Amelia - Kimberly McCreight

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição? Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas. Amelia está morta. Aparentemente incapaz de lidar com a suspensão, a garota subiu no telhado e se jogou. O atraso de Kate para chegar a Grace Hall foi tempo suficiente para o suicídio. Pelo menos essa é a versão do colégio e da polícia. Em choque, Kate tenta compreender por que Amelia decidiu pôr fim à própria vida. Por tantos anos, as duas sempre estiveram unidas para enfrentar qualquer problema. Por que aquele ato impulsivo agora? Suas convicções sobre a tragédia e a pró­pria filha estão prestes a mudar quan­do, pouco tempo depois do funeral, ela recebe uma mensagem de texto no celular: Amelia não pulou. Alternando a história de Kate com registros do blog, e-mails e posts no Fa­cebook da filha, Reconstruindo Amelia é um thriller empolgante que vai surpreender o leitor até a última página.
Comentários:
É fato que nós, brasileiros leitores, curtimos um bom romance policial. A trama deve possuir alguns atributos, para que o objetivo do autor seja alcançado, que é o de te prender na leitura. Parece óbvio, mas não é. Não é todo livro que o autor deseja que você termine logo. Alguns livros precisam ser digeridos para podermos seguir em frente. "Reconstruindo Amelia" tem também esses momentos, mas pará-lo é quase um sacrilégio. Kate e Amelia são as personagens principais desse suspense. A primeira viva, tentando conhecer um pouco mais sobre a filha que havia perdido, sem compreender o motivo de sua morte prematura. A segunda morta, muito antes de cair da janela de sua escola, envolvida com pessoas que ela confiava, e que foram as responsáveis diretas pelo seu fim. 
Mãe solteira, advogada e workholic, Kate sempre acreditou que tudo que fazia era o melhor para Amelia, mesmo que isso pudesse significar um distanciamento com sua filha. Como inúmeras mães no mundo, Kate não conhecia totalmente Amelia. Com boas notas, estudiosa e responsável, não havia nada errado com ela. Nada que pudesse significar uma preocupação para sua mãe. Como toda adolescente formando sua personalidade, Amelia mente para a mãe. Não só para ela, mas também para sua melhor amiga Silvia. Suas mentiras fazem parte da construção de sua identidade e da vontade ser aceita em um grupo seleto, onde nem mesmo sua melhor amiga poderia entrar, já que não havia "passado no teste". Vemos seus limites serem testados, muito mais no âmbito psicológico, o que nos leva a refletir sobre os nossos adolescentes, e de como é possível estar carente e sozinho, mesmo com milhares de pessoas ao seu redor.
Apesar do grande mistério girar em torno da morte de Amelia e se ela realmente havia se matado, outros outros pequenos mistérios vão sendo levantados ao longo da trama: quem é o pai da Amelia? Que clube é esse que ela entrou e não contou a ninguém? Porque decidira esconder coisas de sua mãe? Será que Kate tinha noção do quanto sua filha escondia coisas dela? Cada pequeno mistério desvendando nos empurra para outra caçada de informações, que fazem com que um pequeno quebra-cabeças vá sendo montado, para que outro nos desafie logo em seguida. 

A Arqueiro tem lançado livros bem mais desafiadores para os fãs do gênero policial! Com uma narrativa diferente que te leva quase a obsessão, "Reconstruindo Amelia" tem tudo para conseguir um lugar de destaque na sua estante. Só aviso que é um caminho sem volta... Prepara-se para as descobertas...

Elimar Souza
Clique aqui e adicione "Reconstruindo Amelia" a sua estante do Skoob!

Um comentário:

  1. Que shooooooooowwwwwwww!!! Eu realmente amo esse tipo de livro. Estou curiosa demais! Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords