[Resenha] Minha mãe é uma peça: Paulo Gustavo


Sinopse:
A mãe mais querida do Brasil acaba de publicar seu primeiro livro! Dona Hermínia, personagem criada pelo comediante Paulo Gustavo, é sucesso absoluto na TV, no teatro e no cinema e, agora, quer conquistar milhares de leitores.
Em “Minha mãe é uma peça”, você vai rir e se divertir com as opiniões sinceras da Dona Hermínia sobre sexo, comportamento, família, dietas e religião.
Ela não poupa nem Freud, que tinha “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
O livro traz fotos, ilustrações e textos inéditos escritos por Paulo Gustavo com a colaboração de Ulisses Mattos e Fil Braz.

Comentários:

Fico me perguntando de onde vem o talento dessa pessoa. Quando a gente acha que ele já conseguiu nos fazer rir de todas as maneiras possíveis, ele vem e nos surpreende escrevendo um livro. Esse é o tipo de livro que você tem que ler em casa, pois corre sérios riscos de passar vergonha na rua. Eu cometi "o erro" de levar o livro comigo ao ir para o trabalho. Na hora que Dona Hermínia diz que tem medo que Marcelina seja presa porque presa a pena dela pode aumentar, eu quase morri (não vou dizer o motivo pelo qual a pena de Marcelina poderia aumentar, mas posso dizer que estou rindo até agora)... O trocador do ônibus deve ter achado que eu sou pirada. Não dava pra explicar que a culpa era da Marcelina né? Para mim, ler "Minha mãe é uma peça" foi como voltar a minha infância e adolescência. Minha mãe tem 70 anos e várias pérolas de Dona Hermínia foram repetidas exaustivamente pela minha mãe também. E nem adiantava argumentar que ela estava nos fazendo passar vergonha... Aí que ela fazia mesmo... E faz até hoje né?
O livro é narrado sob o ponto de vista dessa mãe incrível que é a Dona Hermínia. Uma mulher que já passou por poucas e boas, e faz de tudo para ver seus filhos felizes. Claro que totalmente baseado no seu próprio conceito de felicidade. Pode se pensar que Dona Hermínia é só uma mulher que tenta provar para si mesma que seus filhos ainda precisam dela, e que se ela não der um rumo a vida deles, tudo vai ficar parado. Dona Hermínia na verdade é uma gênia (na verdade é gênio, mas ela pode chamar facebook de "feice" eu também posso criar uma palavrinha nova né?). Como toda mãe, Dona Hermínia enxerga aquilo que só uma mãe é capaz de enxergar. Tenta guiar o caminho dos filhos. E quando percebe que não tem jeito, passa a apoiar com unhas e dentes. Me lembro quando eu disse para a minha mãe que não queria fazer Administração de Empresas na faculdade. Ela logo perguntou qual curso eu queria. Quando eu disse "História", o circo estava armado:

-Vai morrer de fome... Vai morrer... Historiador não tem trabalho de gente! Vai ter que ser professora! Se filho quase dá na cara da gente, imagina aluno? Não vai fazer isso não... Pelo menos faz Letras, que já sai formada em três negócios e as opções aumentam...  Você ainda é muito criança... Não sabe de porra nenhuma!*

Mas não teve jeito! Eu fiz História mesmo... Hoje ela até aceita! Elogia para as amigas e tira onda com a vizinha, cuja filha parou de estudar. Mas de vez em quando, ela solta algumas frases para mostrar que eu poderia ter escolhido melhor. Coisa de mãe. 
Ler as dicas de Dona Hermínia foi quase como ouvir um eco das conversas que tenho com a minha mãe. Seu desespero para com o meu futuro e dos netos. Sua angústia com a maquiagem que está ficando muito cara, ou sobre as "velhas que não se comportam como devem" , mas com quem ela viaja constantemente nessas excursões de igreja que ela sempre vai. Conhecer um pouco mais sobre Dona Hermínia me fez ver que todas as mães dariam uma peça! Mas engraçada como a Dona Hermínia, ainda está para nascer...

Elimar Souza

*Eu tinha 24 anos! 

Um comentário:

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, tenho certeza que vou rir horrores. hahahaha O Paulo Gustavo é um gênio mesmo, merece todo esse sucesso!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords