[Resenha]: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson


Título:  Garotas de Vidro

Autora: Laurie Halse Anderson 

Editora:  Novo Conceito

Ano: 2012

Idioma: Português

Páginas: 272







Sinopse:

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.

O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. 

Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.

Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse Anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos.


Resenha:

Oi oi gente! Essa é a minha primeira resenha aqui no blog, e espero que vocês gostem. Vamos lá?


"Cacos de vidro voam para o meu coração porque Cassie está morta e gelada. Ela morreu no Motel Gateway e a culpa é minha. Não são as revistas, nem os sites na internet, nem as garotas de língua afiada no vestiário, nem os rapazes que adoram chupar pescoços no terraço. Nem seus técnicos, diretores ou conselheiros, ou os inventores dos tamanhos P e PP. Nem sua mãe ou seu pai. Eu não atendi.” 
- página 38 

Garotas de Vidro é um livro narrado em 1ª pessoa, e através dele entramos na cabeça da Lia, uma adolescente de 18 anos extremamente infeliz. Lia e sua melhor amiga Cassie possuem transtornos alimentares, Lia tem anorexia e Cassie é bulímica. Logo no início ficamos sabendo que elas fizeram uma aposta para ver quem ficaria mais magra, mas Cassie acaba morrendo, e agora Lia é atormentada pelas suas lembranças e pela culpa por não ter ajudado a amiga quando ela mais precisou. 

Transtornos alimentares, automutilação, privação do sono, alucinações, o livro trata de temas polêmicos, abordados de forma bem direta. Lia está se matando aos poucos por causa da sua obsessão pelo corpo perfeito, e nós acompanhamos o passo a passo disso. É uma narrativa perturbadora e dolorosa sobre uma menina refém de sua própria mente confusa. Não é uma leitura agradável, e não me prendeu durante as primeiras 100 páginas. Somente a partir daí comecei a ficar curiosa sobre os detalhes da morte de Cassie, e preocupada com o futuro incerto da Lia. O livro é bom, mas infelizmente não se tornou um dos meus queridinhos.

Apesar de não ter se tornado meu favorito, recomendo a leitura, principalmente para aqueles que, como eu, vivem brigando constantemente com a balança. Fiquei muito impressionada com a forma que a personagem enxergava o mundo, as pessoas e ela própria, sempre vendo uma imagem distorcida de si mesma. Garotas de Vidro vai te faz sofrer, vai te incomodar, mas é uma ótima leitura para quem quer trabalhar a empatia, e principalmente a auto-aceitação.


Leiam!


Falando um pouco sobre o título: 
O título original é Wintergirls (ou Garotas Geladas) o que faz muito mais sentido no decorrer da narrativa do que o título traduzido, Garotas de Vidro. 

Falando um pouco sobre a autora: 
Laurie Halse Anderson se baseou no relato de diversas leitoras que sofriam/sofrem de transtornos alimentares para criar a história. Ela também contou com a avaliação de psicólogos e terapeutas para fazer com que Lia fosse descrita com precisão e representada de forma real ao leitor.


Maressa Carolina, resenhista e colaboradora do Alquimia dos Romances

Um comentário:

  1. Oi,
    Li esse livro ano passado e por conhecer pessoas que passam pelos mesmos problemas que as protagonistas realmente fiquei impressionada com a leitura. Realmente recomendável. Enfim queria te convidar a dar uma passadinha lá no blog também, pois hoje tem uma resenha especial feita pelo meu noivo de um livro nacional de fantasia. Te espero por lá.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Faço parte das...

Google+ Followers

Networkedblogs

Views

HOTWords