Velho oeste

[ Drama/Suspense ] O Espião e o Traidor - Ben Macintyre

 






Boa Noite, Alquimistas!


Tudo bem com vocês!?

 

 




A resenha de hoje foi  uma colaboração do meu padrasto, assim que ele viu o livro  se encantou e adorou a leitura.



Então segue a resenha dele:

 



A história desse livro retrata uma realidade dura vivida pelo povo da Rússia.



O que o personagem Oleg fez, trabalhando para os dois lados da guerra, traindo o seu país, foi por indignação as perversidades cometidas pelo governo russo com o povo tcheco, lhe trouxe muita revolta ao ponto de arriscar a vida da sua família e a sua própria vida, pois correu o risco de ser executado pelo seu próprio governo por traição.



Com a sua ida para Inglaterra, ele conheceu e conviveu com uma democracia que sonhava em ter em seu país para o seu povo, uma situação que nunca iria acontecer, pois Oleg trabalhava para o governo russo e sabia das dificuldades para transformar a Rússia em uma verdadeira democracia.



Suas preciosas informações eram passadas para os EUA que se beneficiaram muito com os contatos entre Oleg-Inglaterra e agora o próprio EUA.



Foi traído por um espião da cia que só visava dinheiro e precisou fugir da Rússia quando foi chamado de volta abandonando a família à própria sorte.



Oleg um homem de caráter forte, que não fez jogo duplo por dinheiro  e sim pela liberdade que ele julgava merecedora para ele e seu povo, mesmo sabendo das dificuldades de alcança-la.



Suas informações foram úteis para evitar uma guerra ainda pior.

 

 



 

Sinopse




Seguindo os passos do pai e do irmão, Oleg Gordievsky se tornou oficial da KGB após frequentar as melhores instituições soviéticas. Porém, ao contrário deles, nutria uma secreta aversão pelo regime da URSS.

 


 



Ele assumiu seu primeiro posto da inteligência russa em 1966. Em 1974, tornou agente duplo do MI6, o serviço de inteligência britânico, e dez anos depois era o homem mais importante da União Soviética em Londres.

 

 




Gordievsky ajudou o Ocidente a virar o jogo contra a KGB na Guerra Fria, expondo espiões russos, fornecendo informações de extrema relevância e frustrando incontáveis planos de espionagem. Ele foi fundamental para distensionar a relação com a liderança soviética, que estava cada vez mais paranoica com a possibilidade de um ataque nuclear dos Estados Unidos. 

 

 




O MI6 tentou ao máximo proteger seu espião, nunca revelando o nome de Oleg para seus colegas da Cia. Só que a agência americana estava determinada a descobrir a identidade da fonte britânica privilegiada.

 

 




Essa obsessão acabou condenado Gordievsky: o homem designado para identificá-lo era ninguém menos que Aldrich Ames, que se tornaria famoso por espionar secretamente para os soviéticos. Agora o russo estava em perigo.




Com base em entrevistas com ex-membros do MI6, da KGB e da CIA, Bem Macintyre entremeia a vida de Gordievsky e Ames, apresentando um dos episódios mais extraordinários da espionagem, mundial.

 

 




Adendo: Gostaria de agradecer a colaboração do meu padrasto Arnaldo Ribeiro pela resenha desse livro que ele adorou.

 

 

 




Quanto vale a leitura:  


 


Namastê



Báh Borges


 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os Céus de Montana - www.wook.pt

Views

HOTWords